sexta-feira, 27 de novembro de 2009

cinema paradiso



ao tempo que mede distância, que circunda vivências outras. ao tempo que lê o improviso humano. da ação humana. o tempo cria. ao tempo nasce. morre. aqui, o tempo traduzido em imagens. no beijo atemporal. sem medição. ele é o personagem e o enredo. em cinema paradiso, tornatore (o diretor), aliado à música de morricone, exalta essa tônica misteriosa e enriquecedora da passagem do tempo. da melancolia ao extase. do singelo à ironia. a felicidade deste filme está no preenchimento de uma imensidão de significados pululantes. talvez cinema paradiso seja uma síntese de um tempo passado, mas que pulsa o todo o instante.

6 comentários:

Luís Filipe disse...

Valeu pelo belo trecho deste muito bonito filme! Preciso revê-lo, por sinal. Lembro que quando ele passou nos cinemas, por volta de 89 ou 90, foi um fenômeno cultural em Porto Alegre. Naquela época sempre tinha um filme (às vezes até mais de um) que permanecia mais de ano em cartaz. O Cinema Paradiso foi um desses.

Luís Filipe disse...

lCoincidências da vida... Hoje estreia no eixo rio-sp o filme mais recente do Tornatore: "Baaria". Parece que o diretor propõe qu o Cinema Paradiso seja visto como uma parte desta sua última criação. Baaria, pelo que pude ler, tem como enredo as transformações políticas da Itália desde a ascensão do fascismo até a década de 80 do século passado.
Este filme dá o que falar, pois além de ter sido indicado para concorrer ao Oscar de filme estrangeiro no ano que vem, recebeu elogios rasgados de Berlusconi! Imagina-se a polêmica que isso não deve ter causado... Também pudera. O premier italiano é dono da produtora de Baaria!
Seja como for, e colocando-se em uma postura de defesa crítica contra juizos indignados, Tornatore diz ter tido mais liberdade de expressão para fazer o filme do que os jornalistas tiveram para lhe desferir as tais críticas.
A ver...
Enquanto isso, por aqui, a família Barreto embarca no sucesso garantido da cine-hagiografia de Lula, "o filho do Brasil"!!

Gil Maulin disse...

fiquei ainda mais curioso para ver o filme! não só pela possível aproximação com cinema paradiso, mas pela minha possível aproximação com berlusconi! hahahahahaha

Luís Filipe disse...

"Vamos ao cinema baby"!

Gil Maulin disse...

como diz minha mãe: hihihihihihi

Gil Maulin disse...

acabei de ver o teu recado no celular!!! que bom que tom zé serviu pra alimentar mais papos entre vc e o tiago!!!! maravilha!!!