quinta-feira, 5 de agosto de 2010

a Istória do seu Joaquim

seu joaquim que é do sítio dos crioulos, que fica na cidade de jerônimo monteiro. tem 75 anos. seu joaquim que é bisneto da bárbara. que é neto de joaquim francisco e d. maria. filho de dona jovina. ele que é casado com a dona de. ele que carrega 20 quilos de veneno nas costas pra matar as ervas daninhas. que continua trabalhando no roçado de café pra não perder o hábito. que gosta de silêncio. ele que tem cheiro de terra. que estende a mão pra dizer bom dia. que é pai de gelson, maria jovina, adriana e maria inês. que gosta de dançar e andar de bicicleta. que é amigo do lico. e que gostaria de ter menos idade pra poder continuar jogando bola. ele que colhia algodão aos 5 anos de idade, mas que gostava mesmo era de brincar. ele que é de poucas palavras. de afeto no olhar e de olhar no afeto. que pára de trabalhar quando alguém chega pra mode conversar e olhar pro silêncio. ele que me recebeu em sua casa nesses dias, e que me fez sair praguejando pelo sítio: "esse pessoal muito inteligente que discute pósmodernidade, mas que não conhece o seu joaquim".

3 comentários:

Luís Filipe disse...

Teus relatos têm me dado vontade de viajar pra dentro dos brasis. Já faz algum tempo que alimento o desejo de voltar às regiões de onde meus pais (e famílias)vieram.

Gil Maulin disse...

cara, acho que nunca uma viagem mexeu tanto comigo. estórias misturadas... muita caminhança e poeira na sola do sapato. acho que vi meu avô correndo pelado pela rua outro dia! a estória dos negros daqui também é muito forte! tudo uma mistura!

to levando na mochila café que foi torrado e moído por uma prima! outro sabor!!!

to levando uma porção de gente!

em breve volto pra cá pra conhecer outras regiões daqui. e conhecer melhor cachoeiro de itapemirim, alegre, rive, o caparaó. terra de beto carlos, lady laura, rubem braga, sergio sampaio... etc.

Luís Filipe disse...

Que maravilha, Gil! Tô com uma curiosidade enorme pra trocar assunto contigo e te ouvir contar tuas estórias.